Como fazer? Utilizar vibração de lábios ou língua e seguir corretamente as notas da escala.
Indicação/objetivo: Aquecimento.
Efeito: Redução de esforço fonatório.
Especificações (Professor): Notas: F#2 até C#4 | Bpm: 105 | Escala: 5 notas (maior ascendente, menor descendente).
Como fazer? Ouvir a primeira escala de exemplo e seguir todas as outras seguintes corretamente. Se atente ao tempo, as trocas de registro e ao staccato ao final de cada escala.
Indicação/objetivo: Percepção do ritmo, troca de registros vocais e definição das notas.
Efeito: Troca de mecanismo muscular e manutenção de pressão subglótica por efeito do staccato.
Especificações (Professor): Notas: F#2 até C#4 | Bpm: 60 | Escala: maior, 5 notas (6/8 específica | ascendente).
Como fazer? Ouvir a primeira escala de exemplo, repetir uma vez junto da melodia e uma vez sem a melodia. Utilize a vogal 'E' iniciando no grave.
Indicação/objetivo: Percepção de ritmo e afinação por referência de oitavas.
Efeito: Musical.
Especificações (Professor): Notas: C3 até A3 | Bpm: 52 | Escala: 121 (ascendente).
Como fazer? Seguir corretamente as escalas com as vogais "A", "O" e "E". Atentar-se aos agudos e graves.
Indicação/objetivo: Ampliar a percepção musical e harmônica e melhorar a articulação.
Efeito: Musical e articulatório.
Especificações: Notas: E2 até C#4 | Bpm: 76 | Escala: maior, oitava (ascendente).
Como fazer? Ouvir a primeira escala de exemplo e seguir as demais mantendo corretamente a sua linha melódica de forma independente do teclado.
Indicação/objetivo: Ampliar a percepção musical e harmônica.
Efeito: Musical.
Especificações: Notas: G2 até B3 | Bpm: 76 | Escala: maior, 3 notas C (ascendente).